14 de dezembro de 2009 às 16:17
Universidade Federal do Paraná usa texto meu numa questão do vestibular e dá como autor… Herbert Vianna
Acabei de receber um email do querido Leitor Rafael, conforme abaixo:
Olá Rosana!
Sou seu QL, e resolvi mandar um e-mail pra contar pra você uma situção inusitada envolvendo aquele seu texto erronemente atribuído ao Herbert Vianna.
Passei toda a tarde do sábado 14/12 realizando a prova de produção de textos da segunda fase do vestibular da UFPR, aqui em Curitiba.
Eis que me deparo, na questão discursiva 4, com aquele seu texto, que li recentemente quando você o citou num post do QL. Porém, o texto era atribuído a quem... adivinha... Herbert Vianna!
O arquivo da prova está anexado no e-mail, mas, se preferir, baixe diretamente do site do Núcleo de Concursos da UFPR (http://www.nc.ufpr.br/) e confira a questão 4, página 6. Lá está seu texto, meio modificado, mas inconfundível.
Lamentável um espírito de porco pegar o seu texto e veicular por e-mail atribuindo a autoria do texto a outra pessoa. Mas, mesmo assim, o talento e a genialidade continuam sendo seus.
Um aperto de mouse,
Rafael Culpi
Agradeço demais ao Rafael. Na verdade,eu não estou buscando elogios e sim, o direito à autoria de um post que escrevi. Aqui estão os links originais:
- Post original no blog Querido Leitor
E gostaria muito que a Universidade, como estabelecimento de ensino, corrigisse este lamentável erro que afeta tanto a mim quanto ao Herbert Vianna que, enfim, também não pactua com o fato de assinar algo que ele não escreveu.
São mais de cinco anos tentando recuperar a autoria de um texto, de um post, que um amaldiçoado roubou de mim e fez correr a web via spam de email, com assinatura do querido cantor e compositor Herbert Vianna.
A pergunta é, por que? Pra quê? Qual a vantagem de fazer algo que prejudica a todos e não faz bem pra ninguém?
Isso é a definição do espírito de porco.
PS - Fui procurar o contato no site da Universidade e achei este disclaimer sobre Copyright. Como eu gostaria que o meu também fosse respeitado...
farofa.com.br 







14/12/2009 às 4:26 PM
Dai a césar o que é de césar.Frase repetitiva,mas muito verdadeira.
Tem toda razão de ficar indignada.
E tá dito!
14/12/2009 às 4:30 PM
Putz, isso realmente é muito chato. Uma vez um texto sobre "filmes que não devemos ver antes de viajar", que elaborei durante horas e publiquei no meu blog, acabou circulando em correntes de e-mail sendo atribuído ao G1. O pior ainda é aguentar gente que acaba chegando até meu blog e dizendo que eu copiei o artigo que, na verdade, nunca foi publicado no G1.
Se isso já me dá dor de cabeça imagine em você que trabalha com isso.
Enfim, boa sorte. =D
14/12/2009 às 4:32 PM
E agora? o que vc vai fazer? Gente, que horror! Fiquei passada! Uma universidade pública conceituada se prestar a esse papel!
14/12/2009 às 4:32 PM
Oi Rosana,
Eu também fiz a prova no sábado, mas não sabia que o texto era seu (aposto que muita gente também não). O que me deixou confuso na hora foi o fato da federal ter pego um texto "veiculado por e-mail".
Como se trata de uma instituição séria imaginei que eles teriam confirmado a fonte...
Fail total da universidade...
Abraço!
14/12/2009 às 4:39 PM
net #facts parece quase impossível que vc recupere essa autoria que chato hein?
14/12/2009 às 4:41 PM
Uma lástima.
Professores de uma universidade federal utilizarem-se de corrente de e-mail é algo muito deprimente.
Me faz lembrar de todos os bate-bocas que tive com meus professores... e eles estavam errados dessa mesma maneira.
Enem, vestibulares... se a qualidade dos professores já está ruim, já é de se esperar que a dos alunos seja pior.
14/12/2009 às 4:45 PM
Uma universidade pública federal séria como a UFPR deveria se dara o trabalho de checar a autoria de textos, especialmente quando a fonte é uma "corrente de e-mails". Acho o caso digno de um processo!
14/12/2009 às 4:48 PM
Desculpe, menina e todo o pessoal que vier a ler este comentário, mas, numa boa, depois de ler isso, só consigo repetir: *-*-*-* *-*-* *-*-*-*-*!
Que Educação pode oferecer uma entidade que utiliza "circula por email" como fonte de informação no momento da formulação de uma questão de vestibular? Hein? Não é aceitável.
Por mais que as instituições queiram assumir posições "de vanguarda", "moderninhas", e utilizar "a internet" como sinal de que estão "conectadas com as necessidades dos estudantes", é inaceitável que passem a fazer mal uso da tal internet em seus vestibulares.
Qual é?
Para utilizar a ferramenta, é preciso praticar. Quem foi o amador que enunciou a questão? Haja paciência...
14/12/2009 às 4:57 PM
que absurdo! o que está acontecendo com os vestibulares? é absurdo atrás de absurdo, roubo de prova, questão puxando saco do governo, local divulgado errado... e até isso! além de darem o autor errado ainda dizem que o texto foi veiculado por email. desde quando se faz uma prova baseada num email? e mesmo que fosse do herbert, com certeza não pediram autorização pra usar. no meu tempo não era assim, e olha que prestei vestibular em 2000!
14/12/2009 às 5:54 PM
(Seria o caso de trocar a assinatura do blog para: Querido Leitor da Universidade do Paraná: eu não sou o Herbert Vianna!)
14/12/2009 às 6:19 PM
Me enganei, sábado não foi dia 14, foi dia 12. Corrigido.
14/12/2009 às 6:48 PM
Ano que vem a Uniban vai colocar a corrente da Samara 7days na prova.
Afinal, se o professor não repassar a mensagem ele morrerá em 7 dias.
14/12/2009 às 7:31 PM
Para entrar em contato, basta clicar no "envelope" que está ao lado do Copyright.
Lembre-se de colocar os números do RG e do telefone.
14/12/2009 às 7:39 PM
Faculdade Federal, é isso mesmo?
14/12/2009 às 7:57 PM
Rosana, fiz a prova e achei o texto muito bem escrito(até onde nos apresentaram, pelo menos)!
14/12/2009 às 9:13 PM
Estou de cara!
O mais impressionante é que ninguém checou.
Incrível.
Imagino o nível do tal vestibular.
14/12/2009 às 9:46 PM
Esse caso é mais sério. Já imaginou se fosse o contrário e divulgassem um texto polemico com seu nome? Eles tem por obrigação procurar a fonte.
Acho que não tem jeito, vai ter que procurar seu advogado. Tem que haver responsabilização pelo erro e pagamento de direitos pelo trabalho utilizado indevidamente.
14/12/2009 às 10:40 PM
Faculdade cada vez menos federal, cada vez mais privatizada e cada vez pior. Que vergonha da minha universidade.
14/12/2009 às 11:07 PM
Mandei um e-mail para a ouvidoria da universidade comentando sobre o ocorrido.
O e-mail é: ouvidoriageral@ufpr.br.
14/12/2009 às 11:46 PM
Sou da UFPR e os alunos de lá estão envergonhados e indignados com o caso.
Além da falha na menção autoral, minha indignação veio quando li o enunciado falando sobre texto veiculado por e-mail atribuido a Herbert Vianna.
O que é isso? Doutores da UFPR falando de texto atribuido? Eles vivem em um mundo de metodologia científica, oras. Cadê a referência exata, nas normas da ABNT, que eles nos pedem para colocar em nossos artigos teóricos?
Vergonhoso.
15/12/2009 às 2:00 AM
Perto da internet o ensino está na idade média.
15/12/2009 às 3:28 AM
é o fim da picada!
É a institucionalização da má atribuição autoral, inaceitável no meio acadêmico.
Vergonha!
15/12/2009 às 8:13 AM
Olá Rosana! Fico passada com essa história.
Recebo este email frequentemente. Tenho uma resposta pronta que copio e colo com a explicação do que ocorreu.
Muita gente retorna agradecendo o esclarecimento. Outros bobos dizem "não importa o autor, o que importa é a mensagem". Minha indignação é tanta, que respondo perguntando como a pessoa se sentiria se isso acontecesse com ela.
Tb sou jornalista, já tive textos copiados e atribuídos a outros.
Isso é o fim né, mostra o tipo de gente que temos que conviver!
Quando a universidade, já demorou para se retratar. Seria o mínimo.
Abraços solidários!
15/12/2009 às 8:15 AM
Poxa! Esse texto ainda rendendo aborrecimento de falsa autoria. Podia vc disparar um spam sobre tudo isso, para corrigir o spam amaldiçoado. Mas a parte vergonhosa mesmo é o "veiculado por email". Eufemismo pra "corrente, spam, a gente pega qualquer coisa que tá na internet sem checar fonte nem nada".
15/12/2009 às 12:26 PM
Tem razão, Rosana. Também sou vestibulando UFPR 2009 e tive a impressão de já ter lido aquele texto (início). Agora sei da onde é. Até o repassei para meu professor de sociologia...
O que discordo dos comentários acima é julgar a UFPR por esse ato. A universidade é boa e tem um bom vestibular. Mas tal fato é extremamente lastimável e deve sim ser corrigido!!
A troca de autoria implica até uma proposta de continuidade equivocada, uma vez que todos tomaram a voz do Herbert para escrever, mesmo o texto não sendo dele.
15/12/2009 às 12:29 PM
lamentável*
15/12/2009 às 5:39 PM
Olá Rosana, recebi esse texto por email, e como faço sempre, pesquisei pra confirmar se era realmente do Herbert... Daí encontrei o teu blog! Isso foi uma coisa boa, pois gostei muito de ler e saber mais sobre você.
Quanto ao vestibular, tem que verificar qual a instituição que elaborou a prova, pois algumas vezes não é a Universidade que faz isso.
E textos na internet são assim mesmo, caiu na rede, está sujeito a qualquer interferência... E olha que tem pessoas que passam o dia só pensando no que fazer pra sacanear alguém. Por isso é importante pesquisar antes de ficar repassando emails falsos e sem utilidade alguma. Eu não abro emails encaminhados.
Sucesso!!
16/12/2009 às 12:45 PM
Prezada Rosana:
Esse é o mal que aflige quem tem a ver no Brasil: tudo que é bobagem, ganha as manchetes, mas, coisas boas, nunca. Aí, atribuem seu texto ao Dalai Lama, ao Sivuca, confundem o Berlusconi com o Raul Gil, pai da Preta Gil e dane-se quem quebrou a cabeça para inventar.
Tive um sonho em que contatava você e resolvi investir na minha intuição. Convido-a a visitar meu blog de besteirol explícito (tenho outros dois, sérios, sou caxias e tenho esse lado B, humorístico). Veja lá:
http://welcometobrazhell.wordpress.com/
Garanto que, na Universidade Federosa de Brazhell, isso nunca aconteceria, já que nosso vestibular consiste apenas em atirar tortas na cara dos candidatos, é bem simples passar na prova, basta manter a boca fechada, já que as tortas são cenográficas, feitas de creme de barbear, gosto horrível!
Tudo de bom!
21/12/2009 às 11:25 AM
Rosana, venho em solidariedade no movimento "pró direitos autorais"! Sem ser redundante,mas que pena esse ocorrido vir de uma Universidade tão conceituada. Péssimo exemplo! Por mais que não tenha partido dela a elaboração da prova, fica como se fosse!
E sobre o teu texto, simplesmente ADOREI!! Muito bom!
Eu continuarei exigindo dos alunos o autor, fonte, etc. é tipo a preservação do meio, "cada um fazendo sua parte, apesar do todo não se mobilizar".
Um grande abraço.
Prof. Nidiane Latocheski
05/02/2010 às 3:21 PM
Rosana, Boa Tarde...
Também recebi e postei em meu blog tal texto como se fosse de HERBERT VIANA, Portanto, avisado por uma pessoa já realizei a correção...
Parabéns! seu texto é ótimo...
Há males que vem para o bem de todos...
Seu texto ficou famoso nele!
Abraço